O projecto deste empreendimento de agroturismo em Grândola tem como objectivo a revitalização e exploração de parte dos terrenos outrora correspondentes à exploração mineira designada como “Mina da Caveira.”
As Minas da Caveira iniciaram a sua exploração mineira no ano de 1863, integrando uma das principais actividades económicas do concelho, a par da indústria corticeira. Resultante do declínio da sua produção, a exploração mineira cessou em 1960, deixando para trás um vasto território abandonado.
Dado que a mina criou em torno da sua actividade uma comunidade autónoma, com habitações operárias, escola, refeitório e residências dos proprietários, entre outros, parte dessas construções mantiveram-se em estado possível de reabilitação enquanto outras entraram em processo de ruína.
Tendo em conta as características da propriedade, nas suas componentes paisagísticas e patrimoniais, o projecto procura conseguir uma harmonia entre a imagem das construções pré-existentes e as construções novas de carácter oriental. A escala de todas as edificações, quer novas quer recuperadas, é perfeitamente enquadrável no conjunto, uma vez que se tratam de edificações com apenas um piso, implantadas com grande distância entre elas.
A utilização que se pretende é um misto de unidades de alojamento e de construções de apoio à actividade agroturística, nomeadamente a recepção, as habitações, os armazéns e as estufas. Pretende-se que o visitante usufrua da utilização de todas estas edificações, bem como da paisagem e envolvência de toda a propriedade.
Para tal, numa primeira fase estão a ser criados percursos, um parque infantil, uma cafetaria/área de acolhimento, parques de estacionamento e zonas de diferentes culturas arbóreas. Numa segunda fase serão construídos novos edifícios destinados à criação de mais unidades de alojamento.
Ver mais Projetos