Arquitecto Luis Candeias | Estúdio de Arquitectura
PT  /  EN

Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

A Adega Machado, fundada em 1937, faz parte do património do Fado da cidade de Lisboa, sendo uma das principais casas onde essa tradição se canta. Por lá, passaram quase todos os nomes grandes do fado, facto que se encontra assinalado nas inúmeras fotografias que forram todas as paredes, a par de figuras de relevo de Portugal e do resto do mundo. 

Com a evolução das exigências de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e com o natural evoluir do serviço prestado nas “Casas de Fado”, foi necessário reorganizar a Adega Machado para o prolongamento da tradição e para que novos clientes, quer nacionais como visitantes estrangeiros, tenham a oportunidade de desfrutar daquilo que o estabelecimento pode oferecer. 

O projecto desenvolvido, que englobou a total reabilitação e reconstrução do espaço, teve como objectivo criar condições para que coexistam no estabelecimento as suas diferentes vertentes — espaço de restaurante, tradicional “casa de fados”, espaço de “wine bar” e local de venda de alguns dos produtos de gastronomia e um pequeno espaço de divulgação turística — que permitissem ao visitante colher informação sobre o “Fado”, o Bairro Alto e toda a restante cidade, com sua história e tradição. 

O resultado é um espaço contemporâneo, assente na qualidade, na tradição e na cultura da cidade.

 

 

Ver mais Projetos