Apesar do estado em que foi encontrado, resultante de má utilização e dos danos provocados pelas infiltrações e abandono, a qualidade das madeiras das portas e dos mosaicos de pasta que revestiam os pavimentos da cozinha e instalações sanitárias não ficou muito afectada.
O apartamento possuía uma imagem semelhante a outros apartamentos da época dos anos 40, com divisões de pequenas dimensões, pouco adaptadas ao modo de vida de hoje, mas com uma qualidade de distribuição de funções muito elevada.
O Projecto consistiu em criar uma nova organização do espaço e a tipologia T3 + 1 passou a um apartamento de tipologia T2; a sala foi ampliada com a eliminação de uma parede divisória; foram redesenhadas as Instalações Sanitárias, o que permitiu criar um quarto com I.S. privada e uma I.S. com dupla valência social e de apoio ao 2º quarto. Na cozinha foram tomadas 3 opções de organização do espaço que passou pela integração de parte do quarto de serviço para criação de zona de refeições, um espaço funcional de confecção e zonas de arrumação, aí se incluindo o desenho de um móvel cristaleira em desenho próprio da época de construção da casa. Foi mantida a chaminé característica da época bem como os mosaicos de pasta existentes.
Os compartimentos foram pintados com cores que procuraram uma semelhança com a época de construção, mas com uma lógica que permite uma leitura de continuidade dos espaços e a criação de ambientes de elevado conforto.
A estratégia de simplificação do número de compartimentos e o balanço entre as características originais e a introdução de elementos contemporâneos, tornou o apartamento mais funcional e permitiu uma maior abertura à luz natural, designadamente na cozinha.
A paixão da antiga proprietária pelo artesanato, fundiu-se com a arquitectura, resultando um apartamento contemporâneo, funcional e cheio de luz, onde o conforto e a modernidade andam de “braço dado” com as tradições e com o requinte do “espírito vintage”.
|
Ver mais Projetos