A parcela objeto deste projeto é composta por um edifício, com uma área de implantação de 103 m2, com um fogo por piso e é composto por Cave, R/C, 1º e 2º andar e por um extenso logradouro com 462 m2. O acesso ao logradouro é efetuado a partir do fogo da Cave e do fogo do R/C.
Tratando-se de um edifício antigo, sem as devidas condições sanitárias e de compartimentação actualmente exigíveis, realizou-se uma total reorganização de todos os pisos, para inclusão de instalações sanitárias em dimensão, número e local adequado. Pretendeu-se igualmente a total otimização das infraestruturas comuns de águas, esgotos e eletricidade, de modo a colocar o edifício de acordo com as disposições regulamentares em vigor. A proposta de alteração teve também como preocupação, a menor demolição de paredes interiores, por razões de estabilidade da totalidade do imóvel. A remoção de paredes foi devidamente compensada pela introdução de elementos estruturais complementares, de acordo com os princípios da reabilitação.
Dado que a cobertura do imóvel apresenta uma inclinação acentuada e o seu desvão não tem qualquer utilização, foi criado um piso habitacional ao nível do 3º andar. A melhoria das condições de pé-direito desse piso foi conseguida através da elevação de toda a cobertura em cerca de 0.35 m, relativamente à situação construtiva existente. Para que o espaço interior do novo piso se tornasse habitável, com as devidas condições de iluminação e ventilação, foram criadas duas trapeiras voltadas para a fachada principal, alinhadas com o eixo dos vãos dos pisos inferiores, bem como uma trapeira voltada para tardoz. Para melhoria das condições futuras do logradouro e para que o mesmo constitua uma parte de utilização comum, foi criado um acesso direto a partir da caixa de escada do edifício.
Relativamente ao alçado de tardoz do edifício, verificou-se que o mesmo apresentava um desenho irregular e heterogéneo, resultantes das diferentes alterações parciais e do encerramento de alguns vãos com caixilharias inadequadas. Como resultado do melhor aproveitamento dos fogos procedeu-se ao total redesenho desta fachada, de modo a que a mesma se apresente coerente e equilibrada.
Fotos: © Diamantino Almeida
Ver mais Projetos