Arquitecto Luis Candeias | Estúdio de Arquitectura
PT  /  EN

Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Edifício de habitação corrente, construído em 1934, com desenho e organização interiores bastante característicos das construções executadas nessa época na cidade de Lisboa, num processo de expansão da cidade iniciado no final do séc. XIX, nas designadas Avenidas Novas.

O imóvel é constituído por um piso térreo comercial, dois pisos habitacionais e um sótão. Também característico da rua onde se encontra implantado, apresenta um extenso logradouro na direção da Avenida da República, tendo estado totalmente ocupado com construção até à data de início dos projectos.

Após aprovação de um Pedido de Informação Prévia, desenvolveu-se um projecto para licenciamento de uma total transformação interior e para ampliação de mais dois pisos, com aproveitamento do sótão na modalidade de “duplex”.

No final, o edifício irá dispor de 13 habitações, nas tipologias T0 a T2, com o logradouro destinado a estacionamento exclusivo dos apartamentos.

A linguagem adotada para a ampliação do edifício, tal como aprovado no PIP, apresenta características de mimetismo relativamente à fachada original, tendo sido recortada a platibanda para a inserção das janelas do 3º piso.

Dado que o edifício existente apresenta um conjunto de elementos decorativos, materializados através de diversos frisos, pilastras e molduras, sendo também presentes os elementos de cantaria no emolduramento dos vãos, é proposto um esquema de pintura que os destaca e aproxima daquilo que era comum na época de construção do imóvel.

   

Alçado Principal

 

Alçado Posterior

 

Corte

 

     

Planta Piso 0

 

Planta Piso 1

 

 

 

 

 

Ver mais Projetos