Arquitecto Luis Candeias | Estúdio de Arquitectura
PT  /  EN

Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Próximo do Marquês de Pombal, na Rua Duque de Palmela, nº 27, em Lisboa, localiza-se o Restaurante PABE. Um espaço marcado pela História Política e Social e pela Boa Comida. 

“Discreto, em pleno centro da cidade, este restaurante ganhou notoriedade junto da classe política, graças à proximidade com a sede do então Jornal Expresso. Por essa razão, era natural a escolha daquele espaço para receber reuniões e ser palco de entrevistas para o semanário”. 

O espaço estava muito marcado pela decoração existente, da autoria do artista plástico Pedro Leitão. Este artista, dedicou-se ativamente ao retrato de figuras publicas, mas o seu interesse pela decoração de interiores, levou-o, nos anos 60 e 70, a criar alguns ambientes públicos que ainda são uma referência na decoração, tais como o “The Annabel’s Club”, em Londres, o “Antiquarius” no Rio de Janeiro e em Portugal o “PABE”, este último a lembrar um PUB Inglês de requinte.

Ao espaço do restaurante PABE, marcado pela decoração existente e que se pretendia manter, impunha-se uma remodelação/renovação.

As alterações realizadas, tirando partido do existente, tiveram por objectivo manter viva a memória da primeira intervenção, tendo sido mantidos os principais espaços de refeições, com as características de decoração próximas das pensadas por Pedro Leitão. As áreas técnicas, instalações sanitárias e acesso às mesmas, bengaleiro, cozinha e apoios de serviço, encontravam-se resguardadas das salas de refeições e foi sobre estas que incidiram maioritariamente as alterações, bem como na criação de mais condições de segurança e melhoria da qualidade do ar. Nestas áreas onde a intervenção foi mais marcante, cumpriu-se o objetivo de elevar o requinte e a qualidade dos espaços, dando-se ainda mais ênfase à imagem que o restaurante já possuía, nomeadamente no trabalho realizado no corredor de acesso às instalações sanitárias e a esses mesmos espaços, onde todos os materiais aplicados marcam a diferença e o novo patamar de qualidade pretendido pelos novos proprietários.

Todo o espaço do Restaurante PABE, está repleto de obras de arte que nos remetem para o universo da Cultura Inglesa

 

Ver mais Projetos